segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

FIM DO EXAME DE ORDEM?


O Senador Gilvan Borges do PMDB/AP tem realizado grande campanha pelo fim do Exame de Ordem, tendo levado ao Senado Proposta de lei que põe fim ao certame. Entre seus argumentos o exame só serviria para enriquecer cursinhos preparatórios e mitigar o mercado de trabalho dso bacharéis.
Na outra ponta da linha a OAB argumenta que se trata de uma forma de selecionar, já que a qualidade do ensino jurídico no Brasil é, usando de eufemismo, insatisfatória.
No link abaixo você encontrará um veemente pronunciamento do Senador a respeito do tema: http://www.egprodutora.com.br/.
Deixo para os colegas a discussão: deve ou não ser aprovada?

5 comentários:

Anônimo disse...

Onde é que tem esse pronunciamento dentro desse site?
Mais tarde eu volto e comento melhor.
Só digo uma coisa:
provavelmente ele está cursando/vai cursar Direito, hehe... ou está preparando o futuro dos filhos. De um jeito ou de outro, é um interesse que é só dele .

Anônimo disse...

Continuo sem ter visto os argumentos desse senhor, mas, respondendo diretamente à pergunta: não deve. Eu até tinha ouvido falar de um futuro exame para os formandos de Medicina, ou coisa que o valha. Seus defeitos a OAB tem (sabemos bem disso), mas acho que a prova detém no filtro muitos detritos.
E os cursinhos preparatórios atrapalham em que a vida dele? :S Ninguém acha muito honroso passar meses num curso ao invés de o conhecimento adquirido na faculdade bastar. Mas eu nem sequer acredito que aprender uns macetes seja suficiente para obter a aprovação. E, afinal, ele e todos os cidadãos perdem muito mais ficando a mercê de profissionais nada gabaritados.
Mas, novamente, eu não sei da defesa dele, é possível que haja uma um argumento contundente.

Ladislau Cordeiro disse...

Só tenho dúvidas qto a essa questão. Até pra dirigir é preciso fazer exames e renovar a CNH a cada 5 anos.

LORENA:
P/ ver o vídeo vc clica em "vídeo" e vai aparecer "Pronunciamento do Senador Gilvam Borges
Em 07/11/2007"
. Clique na data p/ carregar o vídeo. Vc consegue. Eu acredito em vc.

Anônimo disse...

Buahauha
bsurdo
vou tentar no IE (Y)
muito grata

Anônimo disse...

Não deve acabar o exame da OAB de jeito algum. O que é pedido no exame não passa do básico do conhecimento jurídico...
ainda acho que além da OAB, os outros cursos deveriam fazer a mesma coisa. Principalmente Medicina, afinal de contas são os médicos e médicas responsáveis por salvar a vida das pessoas...